Ser como os Outros

,

SOBRE O WORKSHOP

Vivemos constantemente em relação. Somos seres relacionais.
Encontrar alguém que nos ame e que nos proporcione a segurança necessária para darmos, livremente, voz e corpo a quem somos, é um desejo partilhado por todos. Necessitamos de relações saudáveis, gratificantes e nutritivas.
Mas, com frequência, envolvemo-nos em relações onde emergem facilmente todo o tipo de conflitos, dando lugar ao silêncio opressivo, à sensação de solidão emocional. Esta toxicidade invade toda a possibilidade de uma comunicação autêntica e do conhecimento compartilhado das verdadeiras necessidades de ambos. O mesmo pode acontecer nos relacionamentos com familiares, com amigos, no ambiente de trabalho e até com pessoas que cruzam o nosso caminho na correria do dia a dia.
Numa relação amorosa ou em outro tipo de relações, quando não há uma boa gestão dos nossos pensamentos e sentimentos, podemos prejudicá-las, deteriorando a nossa qualidade de vida. Em primeiro lugar, precisamos de nutrir uma relação saudável connosco próprios para construir relações equilibradas com os outros.

Este workshop é uma oportunidade de fazer uma pausa, relaxar, sentir o nosso sistema corpo-mente-coração, conectar-se consigo próprio, ouvir-se e criar espaço para reconhecer as suas necessidades, as suas atitudes e escolhas comportamentais, com o objetivo de iniciar um caminho de mudança para poder Ser com o Outro.
Este dia é assim, um convite para:
¥ No domínio intrapessoal, conectar-se consigo próprio e tomar consciência das suas necessidades; escutar profundamente e aceitar o que irá emergir.
¥ No domínio interpessoal, tomar consciência de como está num relacionamento, o que cultiva, que atitudes expressa e quais as necessidades que não estão a ser alimentadas; falar a verdade e confiar.
Para quem:
• Sinta que gostava de melhorar o conhecimento sobre como nutrir relações mais saudáveis e gratificantes
• Sinta curiosidade sobre si mesmo na relação com os outros
Os benefícios:
• Conectar-se consigo próprio
• Aprender a reconhecer as próprias necessidade e limites
• Aprender a nutrir relações saudáveis com os outros e sobretudo consigo próprio
• Aprender a aceitar e a gerir as emoções
• Aprender a ouvir e a expressar

SOBRE AS ORIENTADORAS

Maria Mateus – Maria é formada em Psicologia Clínica, na área de Psicopatologia de Adultos, com Pós-Graduação em Psicossomática e Epigenética em Psicoterapia. Dá consultas, desde 2000 em clínicas médicas e espaços privados. Desde 2011 orienta workshops relacionados com temáticas diversas, tais como o Stress e as alterações emocionais, a Auto-estima, a Comunicação eficaz, a Gestão de Conflitos e o Auto-conhecimento e necessidades próprias, estabelecendo a integração corpo/mente. Quer nas consultas, quer nos workshops, utiliza técnicas e actividades da psicoterapia corporal e do Mindfulness.

Teresa Ranieri – Teresa é facilitadora certificada de Cursos Baseados em Mindfulness desde 2014 (Mindful-Based Stress reduction e Mindful Eating). Começou a praticar meditação em 1988. Desde então pratica com muita dedicação e participou em vários retiros sobretudo na Ásia e EUA. Depois um retiro com Gregory Kramer, em 2016, cultiva o Insight Dialogue com regularidade, uma prática de meditação interpessoal que reúne a consciência meditativa e o relacionamento. É mestre em Pedagogia, no contexto do movimento corporal e está concluindo o mestrado em Mindfulness em contexto clínico no departamento de Psicologia na Bangor University (UK).

Skills

Posted on

30/11/2019

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *